Science Office junta música e ciência na Casa da Música

O Science Office e a Sociedade Portuguesa de Astronomia trazem ao Porto o astrónomo e visualizador de ciência José Francisco Salgado para um concerto com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, no próximo dia 17 de Março, às 18:00.

A obra a apresentar, “O Nascer da Lua”, explora o eterno fascínio da Homem pela Lua, o único satélite natural da Terra. Seguindo o tom e ritmo das suites 1 e 2 de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel, o “Nascer da Lua” leva o público numa viagem através da história e do espaço. Desde sempre, a Lua está na intersecção entre a arte e a ciência, motivando cientistas, orientando exploradores, inspirando artistas e escritores e fascinando todos os que a vêem. O filme apresenta incríveis imagens, fotografias, ilustrações históricas, bem como visualizações científicas da NASA.

José Francisco Salgado, colaborador do Science office, é Doutorado em Astronomia pela Universidade de Michigan, fotógrafo experimental, artista visual e orador público que usa os seus conhecimentos de astronomia, educação e artes visual para criar obras multimédia que comunicam ciência de uma forma cativante. Trabalha como um astrónomo e visualizador ciência no Planetário Adler em Chicago e é Diretor Executivo e cofundador da KV 265, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é a comunicação da ciência através da arte. Deu palestras sobre a ciência e arte em todos os sete continentes) e os seus filmes sinfónicos e científicos atingiram mais de 140.000 pessoas em todo o mundo, em mais de 65 concertos. Salgado contribuiu com recursos visuais para documentários produzidos para os canais História, Discovery, BBC e National Geographic e seu trabalho fotográfico do céu noturno foi apresentado na CNN.

Antes do concerto, Salgado fará uma apresentação pública na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 16:45h, na qual irá falar sobre o uso dos seus conhecimentos para criar obras multimédia de divulgação de ciência que provoquem curiosidade e um sentimento de admiração em relação à Terra e ao Universo. Estas obras incluem quatro filmes aclamados pela crítica que foram criados para acompanhar atuações ao vivo de obras de música clássica e curtas-metragen. Salgado irá explicar o processo criativo e a ciência por trás dessas obras.

Poderá ver o trailer do “Nascer da Lua” aqui

Mais informações sobre a programação aqui

Notícia Anterior «

Próxima Notícia »